2 dicas para despertar seu talento na música

Olá! Daiany por aqui! Como você está?

Hoje eu estou passando por aqui para conversar sobre um tema muito comum e, por incrível que pareça, pouco disseminado entre as pessoas: como desenvolver e aperfeiçoar nosso aprendizado musical, para ser um talento na música. Com certeza você também já ouviu falar no quanto algumas pessoas nascem com talento pra música. Não ouviu? Talvez você compartilhe desta mesma ideia, porque ela parece até ser lógica e racional – já que não é todo mundo que segue nos estudos musicais e que realmente consegue tocar um instrumento (não é?)

Pois é. Aqui eu vou compartilhar com você algumas dicas e estratégias para que comecemos a ser um verdadeiro talento na música. Mas fica de olho, porque hoje é apenas o começo deste nosso bate-papo sobre isso… Eu vou continuar esse assunto em publicações futuras.

Então, vamos lá. Pra começar eu gostaria de te fazer uma pergunta: você sabia que já surgiram muitas pesquisas, publicações e livros comentando sobre esta condição do talento nato? Sim, a crença do talento nato começa a ser questionada (por diferentes autores e pesquisadores), e é chegada a hora de revermos isso que tanto nos foi falado, e que talvez você também tenha crescido ouvindo falar (como foi o meu caso). 

Um deles, de um autor que eu gosto muito e que tem um trabalho sério na área de pesquisa sobre talento (não somente na área de talento musical, mas do talento em geral, de como desenvolver habilidade, de como ser talentoso em qualquer que seja a área) é o livro “O segredo do talento” de  Daniel Coyle. Até separei um trechinho muito bom desse livro que quero dividir com você, veja:

“Costuma-se dizer que talento é genético, que os indivíduos talentosos são capazes, sem o menor esforço, de fazer coisas que o resto de nós jamais conseguiria. Isso não é verdade. O talento começa a se manifestar quando nos identificamos com uma pessoa ou um grupo de sucesso, o que ativa de forma poderosa a nossa motivação. Isso se chama ignição e consiste em um pensamento transformador que aciona a nossa mente inconsciente: eu poderia ser como ele(s) – Daniel Coyle.”

Um primeiro ponto que precisamos ressignificar, quando se pensa em desenvolver talento para algo na vida, é enxergar comportamentos e atitudes que nos impulsionam a crescer cada vez mais, naquilo a que estamos nos dedicando – em nosso caso, na música.

Porque o talento não nasce do nada, e não lhe surge na alma também do nada. Ninguém alcançou ou desenvolveu nada na vida ficando parado, relaxando e “curtindo a vida”. Você sabe que não. Por isso é importante ir além, é importante analisar aquelas pessoas que você sabe que são talentosas na música. Analise o dia-a-dia dela, os comportamentos, a rotina, o que ela faz, o que ela não faz… vá além… comece a se questionar. Converse com ela, pergunte como ela estuda, o que ela tem aprendido, como ela conseguiu aprender aquela música, o que foi preciso fazer. Isso vai te preparar para ressignificar a crença que você tem em você mesmo quanto à sua real capacidade de ser um talento na música, justamente por desmistificar a crença de que ela é um ser diferenciado, dotado de algo que lhe foi dado, por sorte do destino. 

Depois disso, deixo uma segunda dica: olhe todos os dias para suas imagens motivadoras. O que são imagens motivadoras, Daiany? São referências, modelos que você admira, e assim cria conexões mentais de um seu “ futuro eu” . Quando estamos estudando música, é muito importante ouvir e assistir diferentes músicos e assim, criar um elo de admiração para com eles. E é muito bacana que você tenha seus músicos preferidos. Sabe aqueles músicos que você gosta do jeito que eles tocam, da interpretação deles? É importante que você olhe para eles diariamente, mas não apenas observar de forma passiva, é olhar fixamente com atenção, analisar detalhes de como ele consegue fazer aquilo que você tanto admira. 

Estudos comprovam que mesmo uma vaga conexão com alguém que seja referência na nossa área, pode aumentar consideravelmente nossa motivação inconsciente. Esse é um dos segredos para motivar, ativar imagens estimulantes do nosso futuro “eu”, e olhar fixamente para ela todos os dias e pensar: “Se ele conseguiu, eu também posso conseguir”. Então pense na sua imagem motivadora como uma fonte de energia para o cérebro. Uma dica para você conseguir fazer isso é salvar alguns vídeos  do youtube nos seus favoritos, e assisti-los antes de praticar ou à noite, antes de dormir.

Coloque essas dicas em prática. E deixe o tempo agir. Como eu disse, em publicações futuras eu voltarei a me aprofundar mais nesta questão de como desenvolver seu talento. Mas até lá, eu espero que essas duas dicas lhe sejam realmente úteis, porque assim você estará cada vez mais confiante e receptivo(a) para o que realmente é um divisor de águas na construção do nosso talento musical. Então, a gente se encontra em breve.

Compartilhe essa postagem

Leia mais

Daiany Dezembro

Pianista, cantora e educadora musical
especialista em iniciação e desenvolvimento musical

Olá, meu nome é Daiany Dezembro. Eu sou criadora do Canal Posso Tocar e hoje eu ajudo as pessoas à destravarem na música, sem sofrer para ler partitura, tirar música de ouvido e dominar a harmonia musical!

Acesse mais conteúdos sobre