Olá! Daiany aqui! Tudo bem com você?
Hoje, estou aqui para conversarmos sobre como alcançar o andamento certo da música que você está estudando. É fato que alcançar a velocidade ideal em que uma música deve realmente ser tocada é um desafio pelo qual todos os músicos, em algum momento, já passou ou ainda vai passar. Neste texto eu vou compartilhar um atalho que vai te ajudar com isso.
Quando começamos a estudar uma música com uma velocidade tecnicamente desafiadora, o processo do estudo normalmente é assim: primeiro estudamos devagar e depois que já dominamos a música nessa velocidade, começamos a apressá-la para chegar na velocidade que ela deveria ser. E nesse processo de apressar, você desenvolve mais domínio técnico no seu instrumento, mais virtuosidade.
Mas para atingir a velocidade que a música pede, muitos saem do 8 para o 80! Isso é o que a maioria faz, mas não deveria ser assim, porque o salto é muito grande. Imagine que você estava tocando devagar, ou numa velocidade mediana e de repente você coloca no metrônomo a velocidade que veio indicada na partitura, que é muito mais rápida do que você estava tocando. Se você se desafia assim, o risco de travar e começar a errar tudo é muito grande. Porque tudo se atropela e sua mão parece que desaprendeu e aí vem o desânimo de continuar praticando essa música. Eu sei que a maioria dos músicos e estudantes de música já passaram por isso, e experimentaram essa sensação em algum momento – inclusive, você pode estar dentro deste grupo, não?
Pois é, esse comportamento é tão comum que eu até fiz uma videoaula sobre este tema. Vou deixar o link aqui caso você queira ver o que eu trouxe nela que pode te ajudar. Fique à vontade para assistir e deixar seus comentários por lá:
Mas, então, continuando o que eu falava… essa estratégia de dar um salto, sair do andamento que você está e ir direto para o andamento final que vem indicado na música, não rola, não é eficiente. O processo de aumentar velocidade tem de ser feito de forma gradativa. Mas de forma super gradativa mesmo. Você põe o metrônomo para te ajudar e vai subindo a velocidade bem aos poucos, por exemplo, se você está tocando com o metrônomo no 60, aumenta para o 65, depois para o 68, e assim por diante até chegar na velocidade que você precisa chegar. Dessa maneira, você vai aumentando a velocidade mas sem uma pressão em cima de você, que não te deixa pensar nem raciocinar. Assim você alcançará o andamento desejado dentro de alguns dias mas de maneira construtiva, não desconstruindo tudo que você aprendeu, entende?
Essa dica é simples e muito funcional, mas poucas pessoas sabem e praticam isso. Por isso, faça a experiência quando precisar apressar uma música. Coloque isso em prática e depois me conta como foi o resultado para você. Espero que essa dica te ajude de verdade, porque eu quero te ver tocando cada vez melhor!
Por hoje é só, muita música para você! E a gente se encontra nos próximos bate-papo por aqui. Até lá.