Olá, Daiany passando por aqui para conversarmos mais sobre música!
O tema de hoje é muito interessante… vou te ajudar a descobrir qual é o andamento daquela música que você quer tanto tocar. Vamos lá?
Veja, muitas pessoas acham que o andamento de uma música vem pela indicação da fórmula de compasso, e confundem isso, achando que a fórmula de compasso é responsável por mudar o andamento da música quando o denominador da fórmula de compasso muda. Mas não é bem assim. A fórmula de compasso não tem associação com a velocidade da música. A velocidade ou o andamento da música é representado por expressões (muitas vezes em italiano) ou por um número que vem indicado bem no início da partitura. Esse número corresponde ao número que você coloca no metrônomo. Essas indicações metronômicas começaram a aparecer nas partituras a partir do século XVIII.
Essas expressões que indicam velocidade e andamento são palavras em italiano que foram definidas como um conjunto universal de palavras que servem para todas as partituras de qualquer país. Isso porque o italiano é o idioma oficial da música para as expressões que aparecem em uma partitura. Elas aparecem no começo de uma música, assim:
Mas saiba que não é obrigatório que venha essa palavra em italiano. Essas palavras são universais, mas tem alguns editores de alguns países mais patriotas que gostam de colocar no seu próprio idioma, e tudo bem, pode acontecer. Ainda assim, há um conjunto de expressões em italiano que trazem uma proposta de velocidade e são as mais usadas. Essas expressões aparecem na primeira pauta de uma música, como o exemplo acima mostra. Mas se o compositor quiser mudar o carácter da sua música em outro momento da música, ele pode colocar outra expressão indicando essa mudança em outro lugar da partitura também. Veja o exemplo abaixo:
Eu te falei que esse número indicado entre parênteses deve ser colocado no metrônomo. Você sabe o que é um metrônomo? Esse aparelhinho surgiu no século XIX, e era uma caixinha triangular feito em relojoaria, porque por dentro, ele é uma espécie de uma máquina de relógio e tem um pêndulo que faz um som ao se mover de um lado para o outro e pode bater em diferentes velocidades e de acordo com a numeração que vem sendo pedida numa partitura. Esse número indica quantas vezes esse pêndulo vai soar dentro de 1 minuto. Por exemplo, na foto acima, o pêndulo do metrônomo soaria 154 vezes em um minuto, entende?
Diferente do metrônomo, as expressões em italiano que indicam andamento não são estáticas. Existem um conjunto de termos que correspondem a andamentos mais lentos, outras expressões correspondem a andamento médios e outros termos a andamentos mais rápidos. É mais ou menos assim:
Percebe como o andamento é flexível à interpretação? Essa flexibilidade é muito comum em repertórios do século XIX, por exemplo, e você como intérprete é livre para tocar no andamento que quiser dentro dessa média para não mudar o carácter da música. A velocidade pode ser mais rápida ou mais lenta do que imaginamos inicialmente, apenas observando a expressão ou a indicação metronômica. Por isso não cristalize estes termos e não associe os andamentos às fórmulas de compasso porque o denominador da fórmula de compasso não indica a velocidade da música.
Mas como estudar uma música para chegar no andamento certo? Nunca comece a estudar pelo andamento final. NUNCA. Comece estudando devagar e vá dando atenção a tudo que deve ser minuciosamente cuidado naquela música, faça isso em andamento lento. Então, suba de forma gradativa a velocidade – com ajuda do metrônomo (de 2 em 2, por exemplo) e vá memorizando a música porque quando a velocidade final chegar e ficar muito rápido, não dá pra ficar lendo as notas na partitura.
Bom, por hoje é só! Espero que você tenha gostado das dicas de hoje! Vou aproveitar e deixar aqui o link de uma videoaula onde falei mais sobre esse tema, fique à vontade para assistir e deixar seus comentários por lá:
Até a próxima, tchau tchau!