Olá, como você está? Daiany por aqui!
Hoje estou te escrevendo para te dar uma dica de como escolher um bom repertório para estudar. Quando temos um professor, ele estabelece o repertório para nós e nem precisamos nos preocupar com isso. Mas e quando estamos num estudo autodidata? Como saber avaliar se uma música é para você neste momento?
Dois pontos podem te ajudar. Primeiro, analise as dificuldades musicais que estão facilmente visíveis naquela partitura, por exemplo, qual é a fórmula de compasso, quais são as células rítmicas, e o andamento? E qual a sua tonalidade, é cheia de acidentes ou não? E seu contorno melódico, tem uma grande amplitude de notas, ou não? Porque tudo isso implicará um maior domínio técnico do instrumento.
Depois, analise as dificuldades técnicas da partitura. Pense no que você precisa dominar para tocar aquela música muito bem. Por exemplo, sua mão deslocará de posição para fazer as passagens melódicas? Tem muitos saltos ou mantêm a mão mais posicionada num mesmo local? Há muitos acordes novos? Muitos shapes pra aprender? Um campo harmônico que ainda não domina? Se você toca um instrumento de sopro, essa música tem uma grande exigência de ar? Frases longas? Respiração complicada? Essa música exige uma grande agilidade no instrumento? Tem uma levada rítmica muito quebrada? Muitas células rítmicas que você não domina ainda? Tem polifonia para você coordenar?
Se ao fazer esta análise você observar que há coisas “difíceis” ou que você nem tem ideia do que precisa ter dominado pra conseguir tocar aquilo, esse é um sinal de que esta música que você quer tocar ainda está muito avançada para você neste momento, entende?
É importante ter gradatividade no seu estudo musical. A habilidade musical é desenvolvida aos poucos. Precisamos aprender a estudar música enquanto uma linguagem. Isso traz um amadurecimento musical. Sua maturidade vai aumentando conforme você vai entendendo qual é a lógica “organizacional” da música.
Há vários autodidatas na história da música. Então continue firme nos seus estudos musicais, e se sua vontade é aprender música sozinho, sem a ajuda de um professor, vá em frente! Mas é muito importante você construir uma base musical antes, porque, uma vez que você seja bem orientado, que construa seus alicerces na linguagem da música, você evita equívocos, acelera seu rendimento e compreende a música com profundidade. Então minha orientação pra você é: vá buscando conteúdos que lhe ajudem a solidificar sua base musical. Pois uma vez que seu alicerce esteja realmente pronto, seu deslanchar será outro! E conte comigo, porque estou aqui para te ajudar no que eu puder!
Vou aproveitar e deixar aqui uma videoaula onde dei várias sugestões para te ajudar, se você for autodidata na música. Depois me conta se você gostou tá e muita música para você!