Estudar e viver de música NÃO É para quem nasce em berço de ouro.

Olá, tudo bem com você?  Como anda o seu progresso na música, hein?

Hoje, eu (Daiany), estou chegando aqui porque a nossa conversa vai ser sobre: “música versus dinheiro”. Esse é um assunto polêmico, que causa inquietação em muita gente. Mas a gente precisa conversar e repensar um pouco isso. 

Por acaso, você já se perguntou se vale a pena mesmo viver de música? Ou você quer aprender música mas não tem grana para bancar os estudos? Ou, por um acaso, você está aprendendo música mas não tem dinheiro pra comprar o instrumento? Não tem apoio financeiro da família? 

Pois, quem passa por essas situações se sente limitado(a), isso é um fato. É verdade. Mesmo assim, há algumas alternativas, e você não deve abandonar seu sonho com a música. Ninguém tem a realidade perfeita, por mais que te pareça que alguns tenham, isso não existe. E você jamais deve permitir que alguém te diga que a música não é pra você, por qualquer que seja o motivo. Não, nós temos a capacidade de reinventar a nossa realidade. Temos a capacidade de superarmos as mais diferentes dificuldades, mas precisamos acreditar nisso. Lutar por isso. Abrir nossos olhos e mentes para isso. 

Veja, existem escolas públicas de música, projetos sociais, dá para aprender música na igreja (dependendo da sua religião), ou você pode pedir a ajuda de seus colegas que já tocam… Na internet também há muito conteúdo gratuito e de qualidade… Você pode comprar um curso online que muitas vezes sai mais barato do que pagar um professor particular. Ou ainda, você pode batalhar para fazer uma renda extra – conseguir poupar uma grana para investir em você. Mas tudo isso que eu citei só vai dar certo se você parar de se vitimizar. É sério. Você é capaz de se superar, de acordar um pouco mais cedo, ou dormir um pouco mais tarde, e de se reinventar.  Você enxergou o problema e agora tem que agir, entende?

Inclusive, vou te citar um exemplo de algo que está fora do senso comum: você sabia que dá para aprender música sem ter um instrumento em mãos? Sim, dá – inclusive porque você já tem um instrumento que nasceu contigo, e que não te custa nada: o seu corpo, a sua voz. Mas Daiany, “eu quero tocar piano, não quero cantar!” Sim, eu entendo. Mas independente de qual seja o instrumento que você ama/admira, é preciso desenvolver sua habilidade musical para dominar qualquer um deles – e neste processo, é a sua voz e o seu corpo que são os personagens principais. 

Para aprender música de verdade, é preciso nutrir a sua habilidade musical, porque somente assim você desenvolverá plenamente a sua habilidade instrumental (que é onde se encaixa a técnica do canto, do piano, do sax, do violão, e etc..). Essas duas áreas são diferentes. Uma delas demanda contato com o instrumento, a outra não. 

Para desenvolver a habilidade musical você precisa aprender a linguagem da música, desenvolver seu ouvido, aprender a ler partitura… essas coisas você pode aprender desde já, sem ter outro instrumento, além da voz e do corpo. Comece por aí, até que você encontre uma saída para ter contato com o instrumento que você deseja aprender, caso não queira ser cantor(a).

Ah ok Daiany. Mas, e depois? Como vou fazer pra comprar meu instrumento e pode praticar e me desenvolver nele? 

Pois bem, você pode alugar um instrumento, locar um estúdio que tenha instrumentos, usar o instrumento da escola onde você estuda, começar com um instrumento próximo mais barato ou algum de segunda mão. Por exemplo, se você quer aprender a tocar piano, é muito mais acessível comprar um teclado para praticar. Esta não é a situação ideal, porque são instrumentos diferentes, mas pode ser uma solução temporária, entende? Faça do seu limão, uma limonada – porque na verdade, as pessoas que mais lutam são as que mais alcançam o pódio. Nunca se esqueça disso. As pessoas que são poupadas da dor e da luta, geralmente tendem a alcançar quase nada na vida. A dificuldade é uma mola propulsora, desde que não nos entreguemos à ela. 

Todas essas situações que citei são desafiadoras sim, e exigem muita persistência e ânimo da nossa parte, eu sei disso. Mas se você quer aprender música, não precisa esperar a situação ideal chegar, comece desde já, com o que você tem e da maneira que você pode. A música vai lhe fazer bem, você verá. E conte comigo, estou aqui para ajudar com o que puder.

Espero que depois do que conversamos hoje você se sinta motivado(a) a colocar a mão na massa e agir! Espero te encontrar pelos palcos da vida musical! 

Compartilhe essa postagem

Leia mais

Daiany Dezembro

Pianista, cantora e educadora musical
especialista em iniciação e desenvolvimento musical

Olá, meu nome é Daiany Dezembro. Eu sou criadora do Canal Posso Tocar e hoje eu ajudo as pessoas à destravarem na música, sem sofrer para ler partitura, tirar música de ouvido e dominar a harmonia musical!

Acesse mais conteúdos sobre