Liberte-se do medo de improvisar.

Olá, Daiany por aqui de novo!

Hoje voltei aqui para conversar mais um pouco sobre improvisação. Todos que estudam música deveriam praticar essa habilidade, e o quanto antes, se possível desde o início da sua caminhada de aprendizado musical. Já falei sobre isso nesse vídeo aqui:

Mas talvez você pense que a realidade de improvisar ainda está muito distante para você. E eu não quero que você pense assim. Quero te ajudar a enxergar um caminho que te leve à improvisar de um jeito que você gosta e, mais do que isso, saber porque você deveria fazer isso. 

Improvisar é ser capaz de desenvolver uma estrutura musical interessante em tempo real e demonstrar toda sua técnica e seu potencial de maneira livre. Mas o que precisamos entender é que para criar uma melodia, um ritmo, um conjunto harmônico, precisamos ter um leque de conhecimentos musicais que dão suporte a isso. 

A improvisação é baseada em padrões musicais, por isso precisamos saber sobre questões de harmonia, de rítmica e de forma musical, por exemplo. Ao dominar isso criamos padrões internos para que nossa improvisação flua. 

Mas calma! Porque se é verdade que conforme nosso conhecimento e habilidade musical crescem, nossa capacidade de improvisar também cresce, desde o início de nossos estudos musicais podemos estimular essa prática que nada mais é do que colocar a nossa criatividade em jogo. 

Você tem a oportunidade de fazer isso na sua aula de música? Eu te pergunto isso porque eu, enquanto fazia curso técnico de piano erudito, nunca improvisei na sala de aula. E por isso mesmo, eu sei que a improvisação não vem simplesmente do nada. A habilidade de improvisar só floresce quando é estimulada e praticada no dia-a-dia. É assim que conseguimos começar a improvisar. Por isso, se você quer improvisar, o que eu te digo é: comece! E comece com o tanto de conhecimento, técnica e habilidade musical que você tem agora. Sem cobrar tanto de si mesmo. 

Improvisar nos permite crescer na música, até sua capacidade de compor será explorada, porque improvisar é também compor em tempo real. Seu ouvido musical ficará mais apurado, e situações onde por exemplo você tenha que pegar um repertório para tocar de última hora, e/ou precisar fazer alguma adaptação de última hora (sabe essas situações inesperadas fora da sala de aula, fora da escola de música, na prática da música no dia-a-dia… essas situações que você precisa se virar nos 30?), se você souber improvisar, isso vai te dar mais segurança e também te ajudará a desenvolver sua identidade, sua linguagem e personalidade musical. Por isso, pratique a improvisação. Essa habilidade é muito libertadora e te ajudará musicalmente.

Mas Daiany, como eu faço pra começar a improvisar? Há diversos profissionais que você pode pesquisar, escutar, ver aulas. Há livros e materiais diversos no mercado sobre o assunto. Mas converse também com seu professor, na sala de aula. E comece a explorar e criar com o que você aprendeu. 

Por exemplo, vamos supor que você aprendeu uma escala nova na sua aula. Porque você não aproveita e improvisa livremente em cima dela? Isso é vivenciar seu aprendizado musical. Tudo o que você aprende conceitualmente, você precisa praticar para internalizar esse conceito.

E não pense que seu improviso está certo ou errado. Improviso é improviso. O que existe é um improviso que fica melhor e outro que fica pior (de acordo com o estilo e gênero musical). Conforme sua maturidade musical vem, você conseguirá julgar se seu improviso está melhor ou está pior a partir desse conhecimento musical que você vai adquirindo. Entende?

Improvisar não é simplesmente pôr a mão no instrumento e sair fazendo qualquer coisa. Quando pensamos que improvisar é assim, criar do nada, simplesmente não conseguimos improvisar, não sai nada. Não sabemos para onde ir nem o que fazer. Não é assim que funciona. 

Há elementos de base, que nos servem de padrões. É preciso colocar a mão na massa, mas como colocar essa “mão na massa”?. Por isso é imprescindível expandir nosso olhar para a compreensão musical. Quanto mais nos dedicamos a aprender música, mais fundo iremos, e aos poucos entenderemos qual é o pensamento musical que dá suporte para a improvisação. É por isso que conforme você cresce musicalmente, sua habilidade de improvisar também cresce.

Mas, não bloqueie sua improvisação só porque você é iniciante. Comece, e não pare, não estacione. Conforme crescemos técnica e musicalmente, nossos improvisos também crescerão, porque a matéria-prima será mais elaborada. Por isso, procure continuar crescendo musicalmente e sua habilidade de improvisar vai crescer e te deixar cada vez mais satisfeito(a).

Espero que tenha gostado das dicas de hoje e que esse texto tenha te ajudado de alguma maneira. Até breve!

 

Compartilhe essa postagem

Leia mais

Daiany Dezembro

Pianista, cantora e educadora musical
especialista em iniciação e desenvolvimento musical

Olá, meu nome é Daiany Dezembro. Eu sou criadora do Canal Posso Tocar e hoje eu ajudo as pessoas à destravarem na música, sem sofrer para ler partitura, tirar música de ouvido e dominar a harmonia musical!

Acesse mais conteúdos sobre