Olá! Daiany por aqui! Como você está? Hoje estou passando por aqui para te dar uma dica rápida.
O tema da nossa conversa aqui hoje é sobre como a memorização pode te ajudar a tocar melhor e a chegar no andamento certo da música que você está tocando. Vou te ensinar como memorizar uma música com solidez (que eu sei que é difícil para muita gente), e também vou te ensinar a usar a memorização a seu favor.
Por que memorizar uma música é tão importante? Se você quiser tocar uma música avançada, virtuosística, perceberá que só conseguirá tocar rápido como deve ser, no momento em que você se afastar da leitura. A memorização proporciona uma automatização dos seus movimentos, você incorpora a música, ela entra em você e aí você consegue tocar do jeito que quer.
É fato que a memorização vem naturalmente quando estudamos com afinco uma música. De tanto repetir e repetir, acabamos memorizando, mas de uma maneira frágil, uma memorização inconsistente, sujeita ao nervosismo. Por outro lado, você pode memorizar de uma maneira muito mais consciente, firme e controlada. E dessa maneira muito mais consistente e segura. Eu te indico esse segundo tipo de memorização. E para conseguir este tipo de memorização, analise sua partitura, identifique a estrutura da música, as frases musicais, a harmonia, e assim, gradativamente você vai memorizando, saindo da leitura e conquistando intimidade e domínio com a música e avançando cada vez mais no andamento para chegar no seu objetivo final.
Eu já fiz videoaulas falando sobre este tipo de memorização, e dando mais dicas para conquistar essa independência da partitura. Vou deixar o link aqui para você, caso queira assistir:
Para ter essa autonomia nos seus estudos e chegar em um alto nível de velocidade virtuosística nas suas músicas, eu te garanto, é preciso ter um conhecimento musical aprofundado, não apenas um olhar técnico. Isso porque quanto mais virtuosística a sua música e a sua interpretação, mais você precisará ter o trabalho de analisar a partitura, de memorizar, de encontrar padrões musicais que facilitem a otimização das coordenações musculares, entende? Os músicos que tocam repertórios super avançados tem um alto nível de compreensão daquilo que ele está fazendo. É preciso uma consciência musical muito completa para conseguir tocar um repertório tão complexo. Se um músico tiver apenas agilidade/técnica, ele vai conseguir tocar, mas não vai “arrepiar” quem está ouvindo sabe? Não vai conseguir tocar com emoção, com musicalidade.
Eu fiz uma vídeo aula e dei um exemplo musical, coloquei a “mão na massa” e toquei a música “Brasileirinho”. Ali na aula eu te ensinei como analisar a partitura, como memorizar, como estabelecer metas de estudo para evoluir e te mostrei o processo de aumentar velocidade que tem mais resultado durante seus estudos musicais:
É importante ter metas e estratégias corretas para evoluir na música de verdade e é isso que eu quero te ajudar, pra te ver tocar cada vez melhor. Precisamos nutrir a nossa bagagem, nosso leque de domínio da linguagem musical, da habilidade musical. Porque se você focar seu olhar apenas na técnica instrumental, dificilmente você evolui e consegue dar o próximo passo para tocar músicas mais avançadas, 10 vezes mais rápido. Pense nisso e conte comigo viu!
Até a próxima!