Olá, Daiany por aqui! Como você está?
Hoje eu tô passando aqui para te fazer uma pergunta importante: E se você não consegue tocar seu instrumento todo dia? O que fazer?
Você deve concordar comigo que essa realidade não é a ideal, para ninguém. O ideal seria conseguir tocar todos os dias, até de final de semana e em feriados. O educador musical Shinichi Suzuki dizia que devemos tocar nosso instrumento todos os dias em que nos alimentamos. Isso quer dizer, todos os dias!
Mas nossa realidade nem sempre permite isso, e temos que encará-la. Precisamos aprender a lidar com a situação que nos encontramos e extrair o melhor dela; fazer do “limão uma limonada”. Pode ser que você trabalhe o dia todo e quando chega em casa não pode mais fazer barulho, ou talvez você viaja muito e não consegue levar o seu instrumento junto com você. Nesses casos, o que fazer?
Talvez você não saiba, mas mesmo sem o seu instrumento, você ainda pode cuidar da sua musicalidade, do seu desenvolvimento musical, da sua compreensão e domínio musical, preparando o alicerce para quando você voltar a tocar o seu instrumento. Você pode e deve cuidar de sua rotina de estudo musical além de sua rotina de estudo instrumental. Por isso, eu te garanto que se você cuidar da sua musicalidade, do seu desenvolvimento musical, mesmo sem conseguir tocar o seu instrumento todos os dias, você pode potencializar o seu crescimento musical e não ficar estacionado. O fato de você não estar com o seu instrumento na mão todo dia não quer dizer que você não pode estudar música todo dia e criar um ambiente musical diário que contribui para o desenvolvimento do seu talento musical.
É importante que você entenda que há uma diferença entre habilidade musical e instrumental. A habilidade instrumental é aquela que a gente desenvolve com o instrumento na mão, e quanto mais praticamos, mais vamos ficando hábeis na técnica do nosso instrumento. Isso é fato! E se você não está podendo estudar, não poderá cuidar desta habilidade. Sim. Mas… por outro lado, a habilidade musical é tudo o que envolve nosso conhecimento, nosso domínio, e nosso entendimento dessa linguagem, que é a música. Podemos desenvolver a habilidade musical mesmo sem ter um instrumento em mãos, basta ter interesse, força de vontade e orientação correta.
Eu já fiz várias videoaulas falando sobre a diferença dessas duas habilidades, e a importância de desenvolver ambas – porque uma alimenta a outra. Vou deixar aqui o link de uma delas para você assistir, caso queria entender melhor:
Saiba que nutrir a habilidade musical pressupõe desenvolver a compreensão teórico harmônica. Isso não significa estudar harmonia e teoria, por exemplo, sentado numa cadeira, na sala de aula, com lápis e papel na mão. Acima de tudo, é importante vivenciar estes elementos que você estudou – educando o ouvido, se inserindo dentro do universo da música, sempre colocando na prática cada assunto estudado na teoria, qualquer que seja ele. Porque o seu cérebro entende o que acabou de aprender, mas daí o ouvido deve aprender a reconhecer esse novo conceito, ou seja, é o seu corpo que deve sentir a música e não só o cérebro.
Então mesmo que você não consiga tocar o seu instrumento todos os dias, não fique apenas reclamando ou se punindo. Aproveite e cresça musicalmente, curta cada aprendizado musical, se dedique a despertar o olhar para o lado bom das coisas, das oportunidades que se abrem. Não fique comparando sua vida com a do vizinho, colega, amigo… cada um tem a sua realidade, as suas dores, as suas dificuldades, as suas facilidades.
Nutra a sua habilidade musical, procure livros e métodos de teoria, de harmonia, de percepção. Assista video aulas práticas de cada assunto estudado. Veja os músicos do seu instrumento tocando, assista ou ouça as músicas que você está estudando também. Varie a rotina criando uma “agenda” de práticas musicais variadas. Crie novidades e passe a semana respirando música. Desta forma, dificilmente seu talento vai ficar estacionado, você cria novidades e não fica apenas no “arroz e feijão”.
Se você fizer isso, quando colocar a mão no seu instrumento novamente, você perceberá que a sua semana foi muito rica em estímulos musicais. Mesmo que você tenha praticado pouco a técnica do instrumento você vai avançar, no seu tempo, no seu ritmo, na sua realidade. Seu rendimento será muito maior! O que você não deve fazer é ficar parado durante a semana toda!
Bom, por hoje é isso! Coloque em prática estas dicas, crie esse ambiente musical rico e sua semana será muito produtiva e daqui a pouco sua realização pessoal ficará muito em alta. E quando isso acontecer, não esqueça de me contar como você está se sentindo, ok? Fique à vontade para dividir comigo a sua dificuldade porque no que eu puder te ajudar, estarei sempre aqui!
E por último, vou deixar aqui embaixo uma videoaula que eu gravei e falei mais sobre esse assunto. Depois me conta também o que você achou, e compartilhe com quem está passando por esta dificuldade de não conseguir tocar muitas vezes na semana!
Agora fui, até a próxima e muita música para você!! 😀🎼💛