Olá! Olha eu, Daiany, por aqui de novo!
Se você sempre me acompanha, sabe o quanto já trouxe de conteúdo sobre o desenvolvimento do talento musical, não é? Mas sempre há mais um ângulo que vale a pena comentar. E é por isso que eu me permito retomar mais uma vez esse assunto.
O livro “O segredo do talento”, de Daniel Coyle, é uma fonte riquíssima de aprendizados sobre esse assunto, e hoje eu quero comentar um ponto de vista que este autor nos apresenta: não se deixar seduzir pelo mito do prodígio.
Muitas pessoas são seduzidas, iludidas e enganadas por este mito. Esta ideia que muitos acreditam, que ser talentoso é algo herdado, algo genético, que nasce com a gente – isso é uma ideia falsa! Alguns passam a acreditar nisso quando veem crianças bem pequenas tocando instrumentos muito bem e logicamente, comparam-as consigo próprias e a primeira conclusão é: “nasceram com dom!”.
Mas temos que entender que talento pronto não existe, e se uma criança desde pequena já toca bem, é preciso analisar o seu ambiente familiar, o incentivo que ela recebeu, a rede de apoio ao redor dela (instrumentos, as aulas pagas, bons professores, os pais estudando junto com a criança). Enfim, há uma série de elementos que ficam camuflados por trás das cortinas, e por isso nem sempre ressaltam aos nossos olhos, mas que são em muito responsáveis pelo eclodir do seu talento, que não veio sem esforço – nem da parte da criança, nem da família que lhe dá todo o suporte.
Por isso, nunca ache que você é menos capaz do que essa criança. Porque biologicamente, se assim posso dizer, você tem o mesmo potencial que ela. Não use essa desculpa para se justificar, dizendo que você não tem talento e por isso você não conseguiu aprender um instrumento. Isso não é verdade. Observe os elementos camuflados por trás das cortinas do seu ambiente musical (seja ele, de apoio familiar, didático, de estudo, de disciplina, de envolvimento musical). Esses elementos sim não lhe podem passar despercebidos – porque eles precisam e devem ser bem nutridos.
Ser uma criança prodígio pode parecer algo sensacional, e pode nos reduzir ao mero padrão da normalidade, onde não somos nada de espetacular, ou seja, nos sentimos desanimados a continuar. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Carol Dweck, uma escritora da universidade de Stanford, diz que os elogios e a atenção que os prodígios recebem os fazem querer instintivamente proteger seu status “mágico”, e isso, a longo prazo, faz com que eles assumam menos riscos, não querem sair da sua zona de conforto, o que dificulta o aprendizado com o tempo. Eles ficam se poupando para não perder este status, não querem correr riscos. Ou seja, tem um futuro incerto.
Por isso, a precocidade não importa. Importa quem tem talento a longo prazo. Ou seja, se você desenvolver seu talento desde cedo e se destacar, procure ignorar os elogios, e continue dando o máximo de si para ultrapassar seus limites, se superar. É só assim que crescemos.
Mas se você não tiver sucesso logo, não desista. Considere seu esforço inicial uma experiência, e não um veredicto. Continue firme, trabalhando do mesmo jeito, com garra e disciplina. E todo seu esforço valerá a pena!
Se você tem interesse em aprofundar mais seu entendimento sobre este assunto, eu vou deixar algumas dicas de livros que tratam diretamente sobre o que eu estou a te falar. Vale muito a leitura, e você verá que essa conversa não é papo de professora motivacional não. Fica a dica:
- Daniel Coyle, e seus livros “O código do talento”, e, “O segredo do talento”
- Robert Greene, no livro “Maestria”
- Angela Duckworth, no livro “Garra”
- Carol Dweck, no livro “Mindset, a nova psicologia do sucesso”
- Geoff Colvi, no livro “Desafiando o talento, mitos e verdades sobre o sucesso”.
- S. Suzuki, no livro “Educação é amor”.
Agora que você já sabe o que eu penso sobre essa história de que talento é nato, vou deixar uma vídeo aula onde falei sobre esse assunto, e você pode conferir mais:
Por hoje é isso. Espero que você tenha gostado do papo de hoje. E como conhecimento nunca é demais, se você quiser, pode assistir um vídeo onde trouxe dicas sobre a questão do talento na música. Deixo o link dela logo abaixo. Fique à vontade inclusive para compartilhar com seus amigos, e muita música pra você!