O ponto chave para evoluir na música está no que você faz em sua casa

Olá, estou chegando aqui pra conversar sobre um assunto que você já conhece muito: na música temos que estudar todo dia, e ponto final. Certo? Pois bem. A disciplina para o estudo musical, em casa (e diariamente), é algo que vamos aprendendo e desenvolvendo ao longo do nosso avanço pela música. Mas a questão que fica no ar, e que não pode passar batido, é: por que nosso estudo musical deve ser diário? E qual a melhor maneira de estudar música? Já se perguntou isso? Pois então vamos conversar.

Primeiro ponto, você já parou para pensar por que você precisa estudar tanto o seu instrumento? Por um motivo lógico: simplesmente porque é colocando a mão no instrumento que você vai transformar aquela compreensão racional que você já teve (ou seja, tudo que seu cérebro já entendeu) em respostas motoras automáticas. E é somente praticando e tentando que você vai conseguir coordenar os movimentos que você precisa executar no seu instrumento. 

Mas veja, o estudo diário precisa ser gradativo, pouco a pouco. Não existe essa história de evoluir para caramba num único dia. Mesmo que você fique longos períodos estudando seu instrumento no mesmo dia, provavelmente você não vai ter uma evolução considerável apenas em um dia. Por mais intenso que seja seu estudo musical, você não vai alcançar a excelência em um único dia de estudo. 

Aprender música, assim como em qualquer outra área da nossa vida em que nos propomos a desenvolver uma nova habilidade (porque a música também é uma habilidade a ser desenvolvida) precisamos de constância e de frequência, uma vez que é somente pela repetição que nosso cérebro absorve e aprende novas habilidades. Se você trouxer uma sobrecarga de informação, o seu cérebro não vai reter essas informações. Ele aprende aos poucos, dia após dia. E ao longo das semanas, meses, anos, percebemos o desenvolvimento da habilidade, e progressos significativos são percebidos. 

Por outro lado, isso não quer dizer que, já que precisamos estudar todos os dias, basta estudar só por estudar, sem consciência do que você está fazendo, só repetindo, tentando e errando, sem uma orientação correta. Cuidado com a ideia de “picar cartão” nos estudos musicais. Mesmo que seu estudo seja dessa maneira, você vai aprender, mas vai demorar muito para você avançar. Se você quer realmente desenvolver seu talento na música, e quer evoluir de verdade, você precisa de um estudo mais minucioso, cheio de detalhes. 

Para realmente evoluir, você precisa estabelecer metas de progresso em cada dia, um estudo que foca em acertar (e não em evitar o erro – uma coisa parece com a outra, mas são bem diferentes), que foca em conseguir e não ficar patinando sem sair do lugar. 

Para especificar isso melhor, eu fiz uma videoaula onde dei várias dicas e estratégias de estudo. Vou deixar o link aqui embaixo para você conferir, e se apropriar dessas dicas na sua vida musical. Espero que você comece a logo perceber o quanto os resultados irão aparecer – porque todo grande castelo só aparece, depois que cada tijolinho foi assentado – um sobre o outro, dia após dia. E é isso que eu quero te ajudar a aprender.  Assiste e depois comenta por lá o que você sentiu e alcançou. 

Por hoje é só, te encontro na próxima conversa!

Bons estudos musicais. 

Compartilhe essa postagem

Leia mais

Daiany Dezembro

Pianista, cantora e educadora musical
especialista em iniciação e desenvolvimento musical

Olá, meu nome é Daiany Dezembro. Eu sou criadora do Canal Posso Tocar e hoje eu ajudo as pessoas à destravarem na música, sem sofrer para ler partitura, tirar música de ouvido e dominar a harmonia musical!

Acesse mais conteúdos sobre