Olá, tudo bem com você?
Daiany chegando por aqui novamente, porque hoje eu quero ter uma conversa rápida com você sobre improvisação.
Você já improvisa? Você treina improvisação? Alguma vez já te ensinaram a fazer isso? E como você avaliaria a sua atual capacidade de improvisar?
Eu pergunto isso, porque quero começar a refletir sobre um ponto muito específico na improvisação, que diz respeito à quando se deve começar a improvisar durante os estudos e avanços musicais. Uma pessoa iniciante no instrumento pode improvisar? É possível que um iniciante na música desenvolva essa prática de fato?
A minha resposta para essa pergunta é: sim, é possível sim!
Muitos acham que iniciantes não conseguem improvisar, e sabe porque pensam isso? Sabe o que nos trava a habilidade de improvisar e nos atrapalha? É superestimar essa prática e querer fazer algo espetacular, logo de início.
Na verdade, improvisar faz parte de uma boa educação musical, porque improvisar envolve estimular a criatividade no dia-a-dia musical. Significa aplicar (de forma criativa) cada conceito aprendido, manipular o material musical… criar, sem julgamento, sem pretensão de criar a “oitava maravilha do mundo”, entende?
Improvisar te coloca num papel ativo, e pode ser feita desde a mais tenra idade porque não há certo e errado… é apenas aplicar o que que se aprende. Por mais simples e mais iniciante que seja o conteúdo que se aprende, ainda assim é um conteúdo musical e porque não estimular a criatividade desse conteúdo musical? A improvisação musical tem na criatividade um componente importante para o seu desenvolvimento.
É um pensamento limitante acreditar que a improvisação só é interessante se for virtuosa e grandiosa. Quem pensa assim coloca a improvisação num pedestal que tira sua naturalidade, sua criatividade e esquece que improvisar é uma maneira de se expressar.
Hoje, eu vejo que essa habilidade musical é pouco trabalhada nos cursos técnicos e superiores de música, principalmente se não for estudado um repertório popular (já que a música clássica não abre espaço para esta prática ao longo do seu repertório – ou seja, há que se recorrer ao estudo de outros repertórios). Apesar de ser trabalhada e estimulada pelos educadores musicais nos cursos de musicalização infantil, quando os alunos crescem e, se não partem para uma parte popular do estudo musical, são raros os professores de instrumento que se preocupam com a criatividade no aprendizado musical.
A questão é que não importa se você é apenas um iniciante ou não, incentivar a prática da improvisação desde sempre, é algo muito importante. Se você quer algumas dicas de como dar o pontapé inicial, eu te recomendo assistir a aula que vou deixar abaixo. Nela eu falei mais sobre este tema. E acompanhe também meus próximos textos sobre esse tema, porque ainda vou falar mais sobre esta importante prática. Até mais!