Olá, Daiany por aqui! E hoje vou escrever para você para te contar o que os meus alunos fazem para ter um baita ouvido!
Quando falamos sobre ter um baita ouvido, isso se remete a um sonho de muitos músicos, e isso realmente deveria fazer parte da formação de todos nós. Uma educação musical deve proporcionar isso, deve apurar nossa audição, nossa capacidade de perceber e comparar os sons. Porque lidamos com sons, com música. E embora pareça, isso não está longe de cada um de nós, todos podemos alcançar.
Aprender a desenvolver um bom ouvido musical é uma condição essencial de uma boa educação musical. E se você ainda não teve a oportunidade de fazer isso, chegou o momento de alçar voos maiores na música. É isso que você verá aqui.
Quando pensamos em desenvolver um baita ouvido, nos deparamos com a questão da tonalidade. E veja bem, enquanto somos iniciantes, não reconhecemos a tonalidade que estamos tocando, e isso é curioso, porque muitas vezes conseguimos até mesmo tocar bem uma música, sem ter consciência de que tonalidade é essa. Isso já aconteceu com você? Eu posso te afirmar isso por experiência própria. Na minha formação musical, eu passei por isso. Veja, eu estudei 10 anos de piano, e eu não tinha um ouvido que conseguia perceber tonalidade, eu nem mesmo percebia quando tocava fora deste tom (pulava uns bocados de sustenidos e nem percebia), errava os acordes e nem me dava conta disso. Isso porque meu ouvido não foi estimulado para esta questão e para tantas outras questões do ouvido musical. Então se você passa por isso, eu te entendo perfeitamente. E te garanto que você pode desenvolver o ouvido tonal, assim como aconteceu comigo.
Os dois primeiros passos para que você comece a treinar o ouvido para reconhecer um tom e conseguir tirar uma música de ouvido é: primeiro de tudo, antes de começar a tirar uma música de ouvido, você precisará solfejar a melodia, cantar e entoar essa melodia, porque assim você conseguirá saber as notas, primeiro na sua voz e depois disso buscando as notas no instrumento. Logo em seguida você perceberá a escala em que essa música foi baseada, e se apoiando no campo harmônico e nas funções harmônicas você conseguirá tirar de ouvido a harmonia também. Saber sobre tonalidade encurta o caminho para que a gente consiga tirar música de ouvido.
Já que estamos falando sobre isso, vou deixar aqui o link de uma videoaula onde expliquei sobre tirar música de ouvido. Nessa aula eu te ensino como tirar uma música de ouvido e como transformá-la em partitura. Espero que goste, depois me conta!
Ahhh… calma! Se por um acaso você nem sabe o que é tom, e não consegue reconhecer facilmente o tom de uma música, fique atento(a) às próximas postagens, que falarei mais sobre tonalidade – um tópico muito importante para tirarmos música de ouvido! Até a próxima!