Olá, Daiany por aqui! Tudo bem com você?
Estou aqui agora porque eu quero dividir com você o segredo para que você aprenda a ler partitura com facilidade, de uma maneira tranquila. Eu quero falar com você sobre isso, porque essa habilidade de ler partitura pode parecer um bicho de sete cabeças para algumas pessoas. Mas não é bem assim, eu te garanto!
Veja, por que as pessoas tendem a achar a leitura de partituras difícil? Por que alguns têm tanta dificuldade em ler partitura e consideram essa habilidade simplesmente como um sonho inalcançável, uma utopia? Isso acontece basicamente por dois motivos.
Primeiro, porque essas pessoas não compreendem a lógica organizacional da partitura, não entendem a lógica de posição de informações musicais da partitura que é dividida em três camadas: rítmica, melódica e harmônica. E muitas vezes, tentam ler tudo isso de uma única vez, porque simplesmente enxergam a partitura como um todo. Mas a partitura tem essas três partes sobrepostas uma à outra, e se você enxergar isso, uma camada de cada vez, você consegue ler partitura com muito mais facilidade.
Um segundo fator que atrapalha a leitura de partituras é não ter domínio tátil do instrumento, e por isso, precisar ficar olhando para o instrumento enquanto lê a partitura. Isso realmente não deve acontecer ao ler uma partitura. Você precisa ter foco visual na partitura, senão você perde a fluência e trava a sua leitura.
Ler partitura não é difícil, o que você precisa fazer para conseguir ler é primeiro de tudo, focar na lógica da organização da partitura e entender como ela funciona. Por isso, você precisa enxergar claramente as camadas musicais.
As partituras se organizam em camadas, que são 3 elementos básicos na formação das músicas e vou repetir quais são elas: o ritmo, a melodia e a harmonia. Principalmente a camada rítmica e a melódica devem estar amarradas, elas andam juntas, mas são informações musicais independentes. Se você não entender isso, vai continuar travado(a) na leitura.
Isso significa, na prática, que você deve treinar essas informações musicais (rítmicas e melódicas), de forma separada – você deve ter facilidade para entender uma escrita rítmica, da mesma forma, que entender uma escrita melódica, com as alturas e intervalos musicais. É preciso fazer exercícios de leitura rítmica e melódica em paralelo ao estudo instrumental, porque assim você ganhará essa facilidade, essa naturalidade com as duas áreas de informações musicais. Consequentemente, ao retornar para a leitura de partituras no instrumento propriamente, a leitura musical fluirá muito melhor – simplesmente porque você terá treinado seu olhar para separar as camadas rítmica e melódica, extraindo a sonoridade que cada uma delas transmite, com segurança.
Além disso, continue nutrindo sua habilidade instrumental. Não deixe de lado o estudo do seu instrumento, porque o que você ler na partitura, você vai executar no seu instrumento e suas mãos devem estar preparadas para ter essa resposta motora, tátil e técnica do instrumento, para colocar em prática tudo o que você leu. Entende? A leitura de partituras necessita que algumas práticas sejam feitas em paralelas ao longo do nosso avanço na música, elas são o alicerce que você precisa garantir, para que o momento da leitura musical consiga fluir. É assim que você se alfabetiza musicalmente, de forma gradativa e sólida.
Bom, por hoje é isso. Se você tiver mais interesse nesse assunto, te convido a assistir uma aula onde falei bastante sobre este tema. Se você curtir ou mesmo se ficar alguma dúvida, pode deixar seu comentário por lá também que eu estou sempre de olho. Valeu e até a próxima!