Olá! Daiany por aqui! Tudo bem com você?
Hoje eu voltei aqui para continuar te dando dicas de como desenvolver seu talento na música e ver seu progresso deslanchar. Não esqueça que esse texto, bem como os outros desta série que estão falando sobre talento, são baseados no livro: “O segredo do talento”, de Daniel Coyle.
A primeira dica de hoje é: compre um caderno.
Por que é importante ter um registro diário do próprio desenvolvimento? Isso ajuda a clarear as ideias. E te ajuda a ter metas de curto, médio e longo prazo, a enxergar melhor as dificuldades, quais são os seus objetivos, e quais foram os resultados. Dessa maneira, seu estudo não será um estudo papagaio ou que apenas “pica cartão”. Estudos assim, cíclicos, te levam para um caminho muito lento de aprendizado e domínio musical. Mas quando você tem metas bem definidas seu estudo se torna bem mais proveitoso.
Veja, se você é uma pessoa moderna e não quer comprar um caderno, mas quer anotar digitalmente, no bloco de notas do seu celular por exemplo, não tem problema, está tudo bem! O importante é que você tenha clareza de tudo o que você fez, do que precisa fazer e assim, ter um estudo proveitoso e com metas bem definidas.
A próxima dica é: esteja disposto a fazer papel de bobo.
Como assim? Quando saímos da zona de conforto e nos propomos a aprender algo novo, inevitavelmente passamos por fracassos e sentimos o desconforto de cometer erros. E muitos de nós pensamos que o erro já é uma sentença e que estamos fadados a não conseguir. Mas não é bem assim. Os erros são sinalizadores, eles mostram para a gente um caminho que não dá certo. O erro traz a oportunidade de melhoria, e nos mostra o caminho que devemos seguir. Os erros produtivos, portanto, devem ser estimulados. Ressignifique a sua relação com o errar durante os estudos diários.
Tente o seguinte: quando você for tocar uma música, toque ela bem devagar, evidenciando os erros. Quando fizer isso, você talvez se sinta “bobo”, é verdade. Mas você terá a oportunidade de prestar atenção em seus erros e verá claramente onde precisa melhorar e como conseguir fazer isso. Ou seja, o erro se torna uma oportunidade, e não um aborrecimento. Fica a dica!
Por hoje é só.
Espero que você tenha gostado das dicas de hoje, muita música para você! Bora tocar cada vez melhor, com confiança, capacidade e muita musicalidade.